O dia começou com os mais jovens bodyboarders locais a fazerem uma limpeza de praia, algo que mostra que os bons valores estão a ser passados para a nova geração!
No que toca a competição, a prova iniciou com a primeira ronda da categoria OPEN, onde os bodyboarders conseguiram contornar a dificuldade de se posicionarem no pico (muita corrente) e se proporcionaram alguns bons momentos de bodyboard! Destaque para um rollo grande do André Gonçalinho e um reverse aéreo (não terminado) do quarteirense Luis Gonçalves!
Com o mar bem exigente, alguns dos mais novos atletas da categoria sub-18 optaram por não entrar, o que transformou a categoria sub-18 numa final directa de 5 bodyboarders!
Deste modo, adiou-se o heat de sub-18 para a tarde e seguiu-se com os 1/4 de final da categoria OPEN com Carlos Guerreiro e André Gonçalinho a destacarem-se no ataque ao lip!Bom bodyboard também apresentado pelo jovem bodyboarder de Quarteira, Ricardo Mendonça!
Depois de uma breve pausa para almoço e para deixar a maré descer um pouco, foi hora de disputar a categoria Masters, onde se disputaram as meias finais! Com a malta mais velha, a mostrar que ainda está aí para as curvas.
Seguimos para as meias finais da categoria Open, onde no meio de heats difíceis, continuamos a assistir a bom bodyboard, como foi o caso do ARS para a direita do campeão 2018, Diogo Jesus! Nota positiva para o jovem bodyboarder Sebastião Modesto que conseguiu avançar no seu heat para a final Open. Esta fase ficou também marcada pela desistência de Carlos Guerreiro, devido às insistentes câimbras numa perna que o impediam de remar.
A primeira final a seguir para a àgua foi a de sub-18, onde face às condições do mar, podemos dizer que a nova geração se portou bastante bem! Sendo que Sebastião Modesto se destacou, pelo conhecimento da praia, que foi um factor flucral para escolher as ondas certas para pontuar.
A final de masters foi para a àgua já o dia caminhava para o fim, e o pessoal "old school" fez o melhor que conseguiu entre as bombas que varriam o pico de tempo a tempo.
Já perto das 18h a esperada final OPEN, foi para a àgua onde os destaques foram para André Gonçalinho (Zambujeira do Mar) e André Rodrigues (Vieira de Leiria), sendo que desde cedo se destacaram dos demais, e acabaram por lutar até ao fim pelo lugar cimeiro.
Com o pôr do sol clássico da Zambujeira do Mar e em ambiente descontraido, o dia foi finalizado com a entrega de prémios .
Resultados:
OPEN
1º - André Gonçalinho
2º - André Rodrigues
3º - Ricardo Mendonça
4º - Sebastião Modesto
Sub-18
1º - Sebastião Modesto
2º - Rui Gonçalves
3º - Pedro Silva
4º - João Viana
Masters
1º - Sandro Nóbrega
2º - João Mendes
3º - Luis Gonçalves
4º - Carlos Guerreiro
Próxima etapa será em Maio! Mais informações brevemente!
Até lá, fica um agradecimento especial aos nossos patrocinadores:
Sw.surfshop
Tales from the Wild South
Box SW
Futah
Miramarbbshop
IODO
SuperCarvalhal
Hakuna Matata Hostel - Zambujeira do Mar
Município de Odemira
BaBu
Sunset café
Science Bodyboards Portugal
Zambujeira Adventures
Pacifique Sud
Sudoberry
Monte das Alpenduradas
Tales from the Wild South
Box SW
Futah
Miramarbbshop
IODO
SuperCarvalhal
Hakuna Matata Hostel - Zambujeira do Mar
Município de Odemira
BaBu
Sunset café
Science Bodyboards Portugal
Zambujeira Adventures
Pacifique Sud
Sudoberry
Monte das Alpenduradas