Monday, January 16, 2012

Dicas - Escolher a prancha correcta

No nosso blog, tentamos colocar temas do interesse de qualquer bodyboarder, desde o iniciante ao avançado....passando até pelos aspirantes a bodyboarder!



É exactamente nesta fase (antes do inicio propriamente dito) que por vezes se faz o primeiro erro.....

A escolha da prancha....




Neste video podem encontrar algumas dicas sobre como escolher a prancha correcta.

Numa fase mais avançada, a tua forma de surfar e o tipo de ondas em que vais utilizar a prancha, vão dizer muito sobre a prancha que deves escolher.

Já para a escolha da tua primeira prancha, há alguns pontos chave que não deves esquecer:

- Podes (e deves) usar a tal medida "standart", que diz que o nose da prancha deve chegar ao teu umbigo (+/-). Contudo, nem tudo é tão linear, e aparte da sua dimensão, deves escolher uma prancha relativamente larga e com alguma grossura. Este tipo de prancha, entre outras coisa, vai-te dar mais flutuação e por consequência, facilidade em apanhar as primeiras ondas. Certamente te irás divertir mais facilmente.

- Quanto a materiais.... ! Para iniciação, aconselharia sempre o PP! Este tipo de core é mais duro e tem uma maior densidade! Isto faz com que a prancha tenha mais flutuação, e mais projecção (o que é importante numa fase do bodyboard, onde a tua capacidade para gerar velocidade ainda é pouca).

- No que respeita aos tails. 
O bat-tail conseguirá gerar velocidade mais facilmente (devido a uma maior superfície de prancha em contacto com a água) e é também um tail mais solto, para fazeres os primeiros bellys por exemplo.
Já o crescent-tail permite mais facilmente agarrar a parede de uma onda cavada, dá portanto um pouco mais controle. 
Tudo isto não é assim tão linear, mas numa primeira fase, estes conceitos acerca de tails são suficientes. 
Penso que talvez o bat-tail possa até ser um melhor tail para a iniciação, contudo penso que a questão do tail tem pouco peso, se estivermos a falar de iniciação pura e dura.


- Evita comprar uma prancha cheia de extras (embossos, combinações de materiais, etc) pouco importantes nesta fase inicial. Deves escolher uma prancha simples, pois irá sair certamente mais económica.


- Desloca-te a uma loja, onde o responsável seja bodyboarder e te saiba aconselhar da melhor forma. Não tenhas vergonha de expor as tuas dúvidas e de pedir conselhos. 

- Depois da compra da prancha, ao colocares o leash, deves ter cuidado de reparar se a prancha tem stringers (barra colocada no interior da prancha, de modo a dar a rigidez necessário) e onde se encontram. Desta forma evitas furar em cima do stringer e danificar a prancha. Hoje em dia quase todas as pranchas já trazem autocolantes a identificar onde estão os stringers, ainda assim, no caso de não trazerem, deves consultar a informação que vem em conjunto com a prancha, ou perguntar ao lojista. 








Espero que estas dicas tenham ajudado todos os que procuram uma primeira prancha, para se iniciarem neste maravilhoso mundo do bodyboard


Nestas questões técnicas, tal como referi, nem tudo é linear, mas penso que se seguirem estas regras básicas comprarão a prancha ideal para se iniciarem.


Na nossa zona, aconselhamos a procurarem a vossa prancha na SW SURFSHOP, em Aljezur.
Esta loja, além de apoiar desde sempre o N.B.Z.M, é propriedade dum experiente bodyboarder que te poderá dar as melhores dicas!!




Facebook: http://pt-pt.facebook.com/people/Swsurfshop-Aljezur/100002377073065
Site: http://www.swsurfshop.com


Have fun!!