Monday, February 18, 2019

1ª Etapa - Circuito de Bodyboard 2019 - Restaurante O Sacas (resumo)

A época competitiva do "Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar" teve inicio no passado sábado, com a 1ª etapa do "Circuito de de Bodyboard 2019 - Restaurante O Sacas"!




Tal como previsto, o mar apresentou-se com tamanho (1,5m/2m)!! Apesar do pouco vento, as condições a não eram as mais fáceis, devido à forte corrente!

O dia começou com os mais jovens bodyboarders locais a fazerem uma limpeza de praia, algo que mostra que os bons valores estão a ser passados para a nova geração!



No que toca a competição, a prova iniciou com a primeira ronda da categoria OPEN, onde os bodyboarders conseguiram contornar a dificuldade de se posicionarem no pico (muita corrente) e se proporcionaram alguns bons momentos de bodyboard! Destaque para um rollo grande do André Gonçalinho e um reverse aéreo (não terminado) do quarteirense Luis Gonçalves!







Com o mar bem exigente, alguns dos mais novos atletas da categoria sub-18 optaram por não entrar, o que transformou a categoria sub-18 numa final directa de 5 bodyboarders!

Deste modo, adiou-se o heat de sub-18 para a tarde e seguiu-se com os 1/4 de final da categoria OPEN com Carlos Guerreiro e André Gonçalinho a destacarem-se no ataque ao lip!Bom bodyboard também apresentado pelo jovem bodyboarder de Quarteira, Ricardo Mendonça!







Depois de uma breve pausa para almoço e para deixar a maré descer um pouco, foi hora de disputar a categoria Masters, onde se disputaram as meias finais! Com a malta mais velha, a mostrar que ainda está aí para as curvas.





Seguimos para as meias finais da categoria Open, onde no meio de heats difíceis, continuamos a assistir a bom bodyboard, como foi o caso do ARS para a direita do campeão 2018, Diogo Jesus! Nota positiva para o jovem bodyboarder Sebastião Modesto que conseguiu avançar no seu heat para a final Open. Esta fase ficou também marcada pela desistência de Carlos Guerreiro, devido às insistentes câimbras numa perna que o impediam de remar.





A primeira final a seguir para a àgua foi a de sub-18, onde face às condições do mar, podemos dizer que a nova geração se portou bastante bem! Sendo que Sebastião Modesto se destacou, pelo conhecimento da praia, que foi um factor flucral para escolher as ondas certas para pontuar.

A final de masters foi para a àgua já o dia caminhava para o fim, e o pessoal "old school" fez o melhor que conseguiu entre as bombas que varriam o pico de tempo a tempo.

Já perto das 18h a esperada final OPEN, foi para a àgua onde os destaques foram para André Gonçalinho (Zambujeira do Mar) e André Rodrigues (Vieira de Leiria), sendo que desde cedo se destacaram dos demais, e acabaram por lutar até ao fim pelo lugar cimeiro.





Com o pôr do sol clássico da Zambujeira do Mar e em ambiente descontraido, o dia foi finalizado com a entrega de prémios .

Resultados:

OPEN















1º - André Gonçalinho
2º - André Rodrigues
3º - Ricardo Mendonça
4º - Sebastião Modesto

Sub-18















1º - Sebastião Modesto
2º - Rui Gonçalves
3º - Pedro Silva
4º - João Viana

Masters














1º - Sandro Nóbrega
2º - João Mendes
3º - Luis Gonçalves
4º - Carlos Guerreiro

Próxima etapa será em Maio! Mais informações brevemente!

Até lá, fica um agradecimento especial aos nossos patrocinadores: